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Você lembra desse jogo do Super Nintendo que traumatizou uma geração?

Mateus Pereira por Mateus Pereira
13 de junho de 2025
em Artigos, Blog
nosferatu super nintendo

Todo mundo tem uma lembrança de infância com um jogo que parecia impossível de zerar, que deixava a gente tenso pelo clima de terror, suando frio para passar de fase ou simplesmente frustrado. O Super Nintendo, com toda sua magia, também entregou verdadeiras obras de terror e dificuldade que marcaram a vida de muita gente. Se você jogou algum dos títulos abaixo, sabe do que estamos falando. Aqui vai uma lista com alguns dos jogos mais difíceis, sombrios ou perturbadores do SNES — aqueles que traumatizaram uma geração inteira (e que a gente ama mesmo assim).

Super Ghouls ‘n Ghosts

Vamos começar com um verdadeiro pesadelo em forma de cartucho. Super Ghouls ‘n Ghosts é conhecido por sua dificuldade absurda. Você controla Sir Arthur, um cavaleiro que perde a armadura com apenas um hit e precisa enfrentar hordas de monstros, plataformas traiçoeiras e chefes infernais.

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O pior? Quando você finalmente zera o jogo, descobre que precisa voltar tudo desde o início para pegar o item verdadeiro e ver o final real. Era de fazer qualquer criança chorar no cantinho da sala. E o ritmo do jogo não ajudava: cada pulo mal calculado era punição na certa.

Super Ghouls 'n Ghosts Super Nintendo
Super Ghouls ‘n Ghosts

Zombies Ate My Neighbors

Apesar do visual cartunesco e da pegada divertida, Zombies Ate My Neighbors escondia um gameplay caótico e difícil. Com dezenas de fases, inimigos bizarros (como bebês gigantes assassinos e clones de Jason), o jogo colocava você para salvar vizinhos antes que eles fossem devorados.

O jogo exigia reflexo, planejamento e muito sangue-frio. E o mais cruel? Se você deixasse todos os vizinhos morrerem, era game over definitivo. Começar do zero depois de horas era uma dor real. E conforme os níveis avançavam, a sensação de desespero tomava conta — especialmente com pouca munição.

Zombies Ate My Neighbors Super Nintendo
Zombies Ate My Neighbors

Doom Troopers

Esse aqui era pancadaria pesada. Doom Troopers tinha um estilo run and gun com gráficos cheios de sangue, membros voando e um clima de guerra apocalíptica. Parecia coisa de adulto, e talvez fosse mesmo. Quem jogava isso novinho provavelmente ficou com algumas imagens gravadas na cabeça.

A dificuldade era alta, os inimigos vinham em ondas e qualquer erro custava caro. Era um daqueles jogos que fazia você repetir a mesma fase várias e várias vezes. A trilha sonora sinistra e os cenários destruídos só aumentavam a sensação de tensão.

Doom Troopers Super Nintendo
Doom Troopers

The Lawnmower Man

Baseado em um filme que já era meio estranho, The Lawnmower Man misturava fases de tiro lateral com segmentos em primeira pessoa estilo “realidade virtual”. Tudo muito estranho, com gráficos psicodélicos e uma jogabilidade travada.

As fases em 3D deixavam qualquer um enjoado e confuso, e os controles complicavam ainda mais. Era quase um experimento interativo. E não no bom sentido. Os chefes vinham do nada, e entender o que estava acontecendo na tela era um desafio à parte.

The Lawnmower Man Super Nintendo
The Lawnmower Man

Nosferatu

Pensa num jogo sombrio. Estrela da capa desta matéria, Nosferatu misturava elementos de Prince of Persia com terror clássico. Você era um herói tentando salvar sua amada das mãos de um vampiro, passando por castelos escuros, cheios de armadilhas e monstros.

Os controles eram lentos, mas exigiam precisão. A atmosfera opressiva, combinada com a dificuldade, fazia o jogo parecer mais pesado do que a criançada estava acostumada. Poucos conseguiram zerar esse sem perder a sanidade no meio do caminho. O uso de sombras e trilhas tensas transformava cada corredor em uma ameaça.

nosferatu super nintendo
Nosferatu

Blackthorne

Com uma pegada mais adulta e um protagonista que parecia saído de um filme de ação dos anos 90, Blackthorne era um plataformer tático com tiroteios intensos e um clima sombrio. O personagem podia atirar para trás, se esconder na sombra e eliminar inimigos com frieza.

Era um jogo mais lento, mas exigia reflexos afiados e memória para decorar cada rota. O visual era bonito para a época, mas carregado de uma atmosfera quase sufocante. A sensação constante de estar sendo observado e a trilha melancólica reforçavam o clima sombrio de opressão.

Blackthorne Super Nintendo
Blackthorne

Outras menções que valem o susto

Alguns outros títulos não podiam ficar de fora dessa seleção de traumas. Contra III: The Alien Wars é outro exemplo de dificuldade extrema, com inimigos vindo de todos os lados e fases em perspectiva que desafiavam até os jogadores mais experientes. Já Equinox assustava não pelo terror visual, mas pela trilha sonora misteriosa e quebra-cabeças desafiadores que exigiam concentração total.

Outro que deixou muita criança perdida foi Shadowrun, com sua ambientação cyberpunk, jogabilidade densa e história contada de forma pouco amigável para os padrões da época. Era fácil se perder e desistir no meio do caminho.

E aí, qual te fez desligar o console?

Esses jogos marcaram uma geração não só pela jogabilidade ou pela história, mas pelas emoções que despertavam. Medo, frustração, desafio e, claro, aquele gostinho de superação quando conseguíamos passar de uma fase ou derrotar um chefe.

Pode ser que hoje eles não pareçam tão assustadores assim, mas quem viveu sabe: esses jogos traumatizaram com estilo. E de alguma forma, a gente ainda sente um carinho por eles. Vai entender!

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Mateus Pereira

Editor do Sou Nintendista desde 2025, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.

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